Como começar a correr para emagrecer

Guia completo para você iniciar a sua corrida

A corrida é um dos exercícios físicos que mais queimam calorias. Para quem quer emagrecer, o resultado da queima de calorias que proporciona a corrida é sem dúvida espetacular. No entanto, algumas observações devem ser levadas em consideração, pois correr é algo que precisa de muita atenção para que se alcance com maior rapidez os resultados esperados, pois além de emagrecer, correr é um dos melhores exercícios para manter o corpo em forma. Abaixo, será descrito alguns passos importantes a se tomar antes de começar a praticar a corrida.

 

Saiba como começar a correr

1- Exame médico

consulta-medica

Muito importante pra quem quer começar a correr, sem dúvida alguma, é antes procurar um médico e solicitar um pedido de exame para fins de exercícios físicos, por mais saudável que seja uma corrida, é um exercício que eleva bastante as batidas do cardíacas por minuto. Ter o conhecimento exato sobre seu real quadro cardíaco, é importantíssimo para qualquer atividade física, principalmente corrida. Você saberá dados importantes também de como está os seu pulmões, a respiração na corrida será algo bastante explorado com a entrada constante de Oxigênio (O2), e a saída de Gás Carbônico (CO2), você precisa conhecer os limites respiratórios e cardíacos do seu corpo. Fique atento a este importante item.  Leia até o fim, darei umas dicas importantíssimas de respiração abaixo.

 

2- Um bom tênis de corrida

Essencial para começar a correr, é ter um bom tênis de corrida. É mais que comprar um tênis bonito, não! Tênis de corrida, são especiais para corrida! As palmilhas anatômicas e todo o sistema de amortecimento do tênis são essenciais para um bom desempenho na corrida. Na verdade, pra começar uma caminhada, você já precisaria de um.

Os tênis essenciais para corrida e caminhada, foram feitos para esta finalidade, todo o impacto que sofrer, ele irá absorver, protegendo articulações importantes como as do joelho, evitando que você tenha problemas futuros com como: canelite, dor nas costas e bacia, além de fazer da corrida uma coisa dolorosa e sem prazer nenhum.

 

3- Roupas leves

Muitos mitos rondam por aí, quando o assunto é, qual roupa devo usar para começar uma corrida? Já posso te adiantar que é a mais leve possível. Para correr principalmente, use sempre roupas leves. Bermudas acima dos joelhos e camisas ou camisetas largas.

como-comecar-a-correr

No verão principalmente ou em dias de calor, prefira usar cores claras, pois cores de roupas escuras, absorvem o calor, com poucos minutos de corrida o desconforto será inevitável.

 

4- Alimentação

Procure antes de correr, se alimentar antes. Não corra em jejum. Coma alimentos leves como por exemplo, fibras e não exagere na bebida. Mas, é de suma importância se alimentar antes e após a corrida.

???????????????????????????????

5- Alongamento

Essencial a toda atividade física. O alongamento evita dores por parte dos músculos que durante um tempo parados, estes se contraem, o alongamento esticará os músculos do corpo, evitando assim sérias lesões. Principalmente num exercício físico como corrida, o alongamento não pode ser deixado de lado.

Importante:

Se alongar antes e depois das corridas. Isso evitará dores musculares e lesões. Se sentir dores por falta de alongamento, isso te desmotivará para manter um ritmo semanal de corrida.

Veja como emagrecer sem precisar de exercícios aeróbios! Acesse: Queima de 48 horas!

Como começar a correr de forma saudável e constante

O Início

Muitas pessoas pecam já no início para começar a praticar a corrida. Já vão direto ao exercício sem antes ter praticado um período bom de caminhada, aliás se você ainda não leu, conheça os fundamentos para começar a sua caminhada.

É de suma importância passar por ela antes de começar a correr, pelo menos ter começado uma caminhada um mês antes, isso é claro se você quiser começar a correr sem lesões e dores musculares, e fora que sua respiração já estará acostumada com uma sequência de caminhada, pois correr, nada mais é que, uma caminhada rápida.

 

Corrida, uma forma de caminhar mais rápido

Correr nada mais é, que andar rápido. Conforme vamos aumentando a sequência de passos naturalmente suas pernas terão cada vez mais rápido, a necessidade de repôr o passo, fazendo assim a elevação para trás e para frente alternadamente entre uma perna e outra.

Nossa isso parece ridículo, ensinar desta forma não? Pode parecer sim, mas na verdade, quem nunca correu, precisa se atentar para o que suas pernas estão fazendo para não correr de forma errada.

 

Correndo de forma certa

Começamos a correr de forma errada quando não atentamos para princípios básicos da corrida, que é controle da respiração, harmonia cadenciada de cada passo e tempo de descanso do corpo( procure praticar a corrida pelo menos 3 vezes na semana, importante para dar descanso aos músculos e articulações),  corra de forma alternada.

Exemplo:

Segunda, quarta e sexta ou terça quinta e sábado.

Nos dias que não estiver correndo, procure fazer atividades para fortalecimento muscular, como academia e exercícios para a panturrilhas e pernas.

Antes de falar da respiração, vamos falar da cadência dos passos numa corrida.

 

Cadência dos passos

Se você estiver começando agora e desconhece destes princípios, preste atenção, é bem simples.

Quando dito acima, correr é forma de apressar o passo, ou seja, andar mais rápido. É assim que se começa e se corrige uma corrida. Para começar a correr, preste atenção se você caminha corretamente. O correto é alongar a passada e tocar o chão no próximo pé com o calcanhar. Observe abaixo:

como-comecar-a-correr

Na corrida é assim. Sempre alongando o passo, e tocando o chão com o calcanhar, daí é só aumentar a velocidade.

É importante lembrar pra quem nunca correu antes, é acompanhar este guia abaixo:

Caminhada CorridaCaminhadaCorridaTotal de corrida
1º ao 3º dia 10 min3 minutos5 min 3 min 6 minutos
4º ao 6º dia 5454 8 minutos
 7º ao 9º dia 5555 10 minutos

 

Como você pode perceber, para cada começo, você acrescentará 2 minutos a cada semana. Quando você se sentir mais à vontade com a corrida, você já pode começar a correr sem antes caminhar. Lembrando-se sempre de se alongar antes. Se você ainda não começou a fazer caminhada, saiba como.

Respiração

A respiração tem que estar baseada em puxar pouco ar e aspirar na mesma intensidade. Puxando pelo nariz e soltando ar pela boca, mas tudo de maneira natural e sem puxar muito forte o ar. Senão em poucos minutos, causará pequenas dores na área do diafragma. O diafragma irá se movimentar de acordo com a maneira certa de respirar.

Observe:

diafragma-na-corrida

Corredores mais experientes quando estão cansados, adotam a respiração 2×2.

Para cada 2 “puxadas” rápidas, 2 rápidas jogando o ar fora (CO2). Boa Dica!

 

Não se preocupe com o peso

Muita gente para de correr, porque acha que não está emagrecendo. Bobagem! Deixa eu te explicar uma coisa:

Enquanto você corre, no seu corpo como um todo está ocorrendo constantes transformações, e o fato de estar praticando uma atividade que envolve todos os músculos do corpo, estes por si só, começar a enrijecer, a gordura é eliminada dando lugar aos músculos enrijecidos, então quando se pesar, parecerá que nada mudou, ou você pensar que até está mais pesado(a).

Que nada! São os gordurinhas indo embora, e os músculos se fortalecendo. Não desanime, eu poucos dias, os resultados serão notórios pra você e pra quem você conhece.

 

  Persistência

linha-de-chegada-como-comecar-a-correr

Deixei este item por último porque saber como persistir em correr é tão importante quanto como começar a correr, afinal de contas existem diversos fatores que devido a rotina do dia a dia, podem atrapalhar o seu plano semanal de corrida. Para isso, tão importante quanto correr, é manter uma vida ativa e saudável, procure academias, coma frutas e legumes, se exercite frequentemente.

A corrida é um excelente exercício e faz para todo o corpo, pois exercita assim como a natação, todos os músculos enquanto corre, além de ser um importante agente para queima de calorias.

Não desista nunca, procure cumprir as metas de corrida. Quando cumprir as metas de tempo, estabeleça fazer os percursos em menos tempo. Você perceberá com alguns dias, o quão disposto(a), você estará para as atividades diárias e acabará de vez com o sedentarismo, além de emagrecer de uma forma constante, é claro.

Se precisas emagrecer rapidamente e de forma saudável sem precisar ficar correndo, não deixe de ler sobre o Queima de 48 horas!

Como começar a correr para emagrecer
Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *